Projeto Pedagógico
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REDE NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA
PROJETO PEDAGÓGICO
1.Apresentação:
O Plano de Trabalho se propõe a apresentar as ações a serem executadas ao apoio à Capacitação e Formação Inicial e Continuada de Professores, Profissionais, Funcionários e Gestores da Educação Básica no sentido de fomentar a oferta de cursos e oficinas a estes profissionais contribuindo para o desenvolvimento de estudos e pesquisas voltados para a melhoria da formação. O processo de formação continuada será ofertado no decorrer do ano de 2012 na área de Inclusão digital e os recursos de Tecnologia Assistiva,nos municípios de Belém, Castanhal, Capitão Poço, Bragança, Abaetetuba, Igarapé-Açu, Dom Elizeu, Paragominas, Santarém, Parauapebas, Capanema e Salvaterra. Aliada ao processo formativo será realizada pesquisa e estudo sobre as experiências inovadoras na área em questão.
2.Objetivo:
Ø Promover a formação continuada de professores, profissionais, funcionários e gestores por meio do desenvolvimento de capacitações, estudos, projetos, avaliações, implementações de politicas e programas demandadas pela Educação Básica, por meio de apoio técnico, pedagógico e financeiro considerando o currículo de Educação Básica.
3. METODOLOGIA DOS CURSOS
Os cursos possuem a carga horária de 120h, e estão estruturados para serem ministrados por meio de 3módulos, de 40h, sendo o primeiro módulo com conteúdos teóricos e os demais com fundamentos téorico-prático. Devido ao limite de número de vagas os participantes serão selecionados nas escolas e terão a responsabilidade de se constituírem em multiplicadores da formação recebida. Todos os cursos terão 20% de sua carga horária a distância e 80% presencial.
Outra atividade a ser desenvolvida nesta formação será a realização de estudos sobre experiências de práticas pedagógicas inovadoras na área de Inclusão digital e os recursos de Tecnologia Assistiva, e como resultado haverá a publicação de um livro com este conteúdo. O objetivo é oportunizar a socialização destas práticas no cenário educacional do estado do Pará e do Brasil, visando a disseminação das mesmas, bem como a ampliação da discussão sobre o acesso a educação inclusiva.
A certificação será efetivada pela Universidade Federa Rural da Amazônia (UFRA) ao final de cada processo formativo. Para a obtenção do mesmo o cursista deverá ter cursado 75% da carga horária total dos cursos.
4. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO
O projeto será avaliado dentro de uma dinâmica permanente e continua na qual cada atividade a ser realizada e após a sua realização será processada a avaliação conjunta no sentido de identificar as facilidades e dificuldades encontradas, garantindo que possam ser oportunizadas as potencialidades de cada uma delas. Dessa maneira o planejamento construído coletivamente com os secretários de educação, os gestores das escolas e dos professores para cada ação será flexível no sentido de oportunizar alterações caso haja necessidade para que a qualidade do curso ocorra.
A avaliação será realizada por todos os envolvidos no processo de planejamento e participação no curso. Iremos adotar a avaliação com registros escritos ao final de cada curso, para analisar tanto as expectativas dos participantes como os seus resultados para que posteriormente os coordenadores acadêmicos, os coordenadores institucionais, professoresenvolvidos e representantes das Secretarias Municipais de Educação possam traçar metas para melhoria do processo de formação continuada dos docentes das redes públicas de ensino.
O sistema de acompanhamento e avaliação envolve o desempenho acadêmico dos alunos, o desempenho do corpo docente, o desenvolvimento das disciplinas e demais componentes curriculares, o desempenho da coordenação e as condições de infra-estrutura.
5. PLANOS DE CURSOS
A seguir serão apresentados os planos dos cursos a serem ministrados.
5.1. Curso: Acessibilidade Digital
Área: Inclusão Digital eos Recursos de Tecnologia Assistiva
Público Alvo: Docentes e Técnicos das Séries Iniciais e Finais do Ensino Fundamental que trabalhem com Educação Especial
Carga Horária: 120 h (100 h presenciais e 20 a distância)
JUSTIFICATIVA
A Importância da acessibilidade está caracterizada pela enorme exclusão social, somado às exigências legais, e a necessidade de inclusão. De acordo com os dados do Censo, no Brasil cerca 24,5 milhões de pessoas apresentam algum tipo de incapacidade ou deficiência. Entretanto, a realidade dessas pessoas envolve vários aspectos que dificultam o processo de inclusão como por exemplo o acesso à informação, e principalmente às dificuldades de oportunidades de trabalho e capacitação de profissionais que trabalham direta ou indiretamente com pessoas com deficiência.
O curso aqui apresentado tem como objetivo principal suprir a demanda por trabalhadores, informações, integração de entidades e iniciativas, e aquisição de conhecimento através da dinâmica da acessibilidade além de atender as seguintes leis:
1-A Lei 8.213/91 e o Decreto 2.172/97, além de assegurarem o direito da inclusão da pessoa com deficiência, fixam cotas de inserção de pessoas com deficiência que se impõem às empresas.
2- Lei nº 10.845, de 5 de março de 2004 - Programa de Complementação ao Atendimento Educacional Especializado às Pessoas com Deficiência garante progressivamente a inserção dos educandos com deficiência, nas classes regulares de ensino.
3- Decreto Nº 5.296 de 2 de Dezembro de 2004.
Regulamenta as Leis nos 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10.098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.
4-Decreto Nº 5.626, de 22 de Dezembro de 2005.
Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000.
5- Decreto No 3.298 — Estatuto das Pessoas com Deficiência.
"Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa com Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências."
A inclusão da diversidade humana na sociedade e no mercado de trabalho já é uma realidade no nosso país. Empresas, escolas, instituições e os diferentes grupos minoritários tradicionalmente excluídos do mundo do trabalho solicitam cada vez mais a presença de profissionais que favoreçam o processo de inclusão.
A exclusão de pessoas com deficiência muitas vezes é condicionada pela falta de acessibilidade e pelo desconhecimento de adaptações, estratégias e alternativas, na maioria das vezes simples e baratas.
O conteúdo do curso de capacitação objetiva ainda ampliar os níveis de consciência sobre a responsabilidade de Instituições públicas ou privadas em criar ações que possibilitem a acessibilidade e que combatam a discriminação suprindo, assim, a necessidade de conhecimento dos diversos profissionais que lidam direta ou indiretamente com pessoas com deficiência tais como educadores, informatas, engenheiros, arquitetos, comunicólogos, publicitários dentre outros. Isto possibilitará o reconhecimento das potencialidades de acessibilidade no espaço físico, no espaço digital e a nível de pessoal para que os desafios que incluem barreiras sejam superados.
Pretende-se, com isso, alertar e informar sobre as soluções existentes no domínio de tecnologias, comunicação, gestão, sensibilização, convivência e atendimento à pessoas com deficiência. Aspectos relacionados ao atendimento ao acesso, captação de recursos humanos, ergonomia acessibilidade e adaptação dos postos de trabalho sob a perspectiva de quem tem deficiência para que dessa forma possam ser contornadas as barreiras referentes a comunicação, ao espaço físico e às tecnologias também serão contemplados no desenvolvimento do material didático a o mercado de trabalho se torne mais humanizado e agradável para todos. fim de que o conteúdo irá reforçar o espírito de equipe dos funcionários mostrando como atenuar as deficiências e tornar o ambiente de trabalho mais humanizado e agradável para todos.
OBJETIVOS
O Curso objetiva capacitar profissionais em Acessibilidade que contribuam para a política de formação e desenvolvimento de tecnologias, métodos, técnicas e estratégias que possibilitem a inclusão social de pessoas com deficiência, proporcionando o aprofundamento e a atualização dos conhecimentos nesta área de especialidade, assim como o desenvolvimento de habilidades para:
- Desmistificar situações vistas como barreiras para que se estabeleça uma comunicação franca, hoje dificultada pelo preconceito.
- Analisar e avaliar espaços físicos e digitais visando o fácil acesso de pessoas com Necessidades especiais (Pessoas com deficiência, Idosos e pessoas com Baixa escolaridade)
- Desenvolver métodos, técnicas e estratégias acessíveis de gestão que possibilite a inclusão de pessoas com deficiência por meio de
- Ter conhecimento prático a respeito das orientações necessárias para o desenvolvimento da adequada atitude diante das características das diferentes deficiências.
- Corroborar com o processo de inclusão para atender as necessidades das pessoas com deficiência em organizações públicas e privadas e Instituições de ensino
- Identificar e pontuar formas de atendimento diferenciadas utilizando estratégias e tecnologias acessíveis adequadas aos diferentes tipos de deficiência.
- Incentivar a adoção de novas atitudes e práticas de novos comportamentos que incentivam a inclusão social de pessoas com deficiência.
METODOLOGIA
As disciplinas do curso serão ministradas através de exposições dialogadas, seminários, palestras, debates e estudo de casos com a utilização de recursos de multimídia e com o apoio de textos para discussão, artigos de revistas e periódicos e dos livros citados na referência. Será possibilitado a leitura e análise crítica de textos escritos, fotográficos e vídeos sobre pessoas com deficiência e espaços físicos e digitais acessíveis ou não; discussões conceituais sobre acessibilidade e os conceitos subjacentes relacionados a essa área; dinâmicas de grupo que viabilizem a experiência prática das limitações e possibilidades das pessoas com deficiência
Os planos de ensino das disciplinas, elaborados pelos professores, especificam os conteúdos programáticos, os meios e recursos didáticos que serão utilizados e os critérios de avaliação do desempenho acadêmico dos alunos.
O curso será ministrado de forma semi-presencial.Terão 100 horas presenciais em laboratórios de informática e o restante a distância. Algumas disciplinas práticas serão ministradas de forma presencial em forma de seminários e workshops. Tais encontros serão aproveitados para também se fazer a avaliação dos alunos. O 1º encontro será de 15horas das quais 5 horas serão para a apresentação dos professores e alunos, discussão do funcionamento do curso e apresentação dos objetivos de cada disciplina as outras 10 horas serão reservadas para ministrar a parte da disciplina “Módulo preparatório de aprendizagem em curso a distância via Internet”.
O curso será organizado em módulos sendo que cada módulo conterá disciplinas interligadas onde serão destacadas as suas múltiplas interações.
O conteúdo programático do curso está desenvolvido com condições para que aluno possa relacionar questões teóricas com questões práticas; logo as atividades possibilitam a colaboração entre alunos, professores e demais envolvidos no curso. Os conteúdos do curso e das situações de aprendizagem estarão relacionados aos múltiplos contextos da realidade das Instituições que recebem pessoas com deficiência.
Nesta perspectiva, o curso contempla em seu currículo uma proposta de formação de um profissional que seja capaz de gerir processos que preconizem a inclusão de pessoas com necessidades Educativas Especiais, o curso estará organizado em 4 módulos:
Módulo I
- Preparatório: Módulo em que serão apresentadas as disciplinas introdutórias do curso.
- Educação inclusiva I: deficiências cognitivas e superdotação.
- Educação inclusiva II: deficiências sensórias e motoras
- Tecnologias de Apoio: Conceitos, produtos da tecnologia assistiva: Auxílios para a vida diária, Comunicação aumentativa e alternativa, Software e Hardware, Sistemas de controle de ambiente, Órteses e próteses, Auxílios para deficientes visuais, Auxílios para deficientes auditivos Auxílios para a mobilidade e etc.
Módulo II
- Acessibilidade I: Fundamentos teóricos e metodológicos da Acessibilidade.
- Acessibilidade II: Acessibilidade de sistemas interativos, Níveis de Acessibilidade, Métodos e Técnicas de Avaliação da Acessibilidade de sistemas interativos, visualização da Informação iniciativas de acessibilidade.
- Engenharia de Usabilidade: Fundamentação teórica, Ciclo de vida da usabilidade, métodos e técnicas de avaliação de usabilidade, ferramentas pra usabilidade, usabilidade w a WEB, Interfaces Inteligentes, Design de interfaces para apoio a sistemas acessíveis: comunidades on-line e virtuais.
- Interação Humano-computador: Métodos e ferramentas de projeto e avaliação de IHC, técnicas de IHC, Aspectos teóricos e práticos de IHC, IHC aplicada
- Ergonomia de Software Educativo: Conceitos, recomendações e critérios ergonômicos
- Acessibilidade III: Prática: Arquitetura da informação Acessibilidade na WEB, recomendações W3C, frames, imagens, textos, tabelas, teclas de atalho, formulários, cores e etc..
Módulo III
- Informática na Educação especial
- Instrucional Designer I:
- Instrucional Designer II
- Metodologia Científica
Módulo IV – gestão: Módulo referente a gestão educacional sob a ótica da educação inclusiva. Neste módulo o aluno terá conhecimentos para adequar ou criar um projeto político pedagógico considerando aspectos relacionados ao desenvolvimento humano e as especificidades da escola inclusiva.
Os módulos estão estruturados de forma linear. Desta forma, para que o aluno possa realizar um módulo subseqüente é necessário que ele tenha realizado todo o conteúdo módulo anterior.
Os módulos são os condutores da ação pedagógica no contexto do curso. Por meio deles é possível inter-relacionar os elementos referentes tanto a questões pedagógicas quanto a questões tecnológicas. Desta forma os alunos terão uma compreensão global das mesmas. A inter-relação dos temas de cada módulo visa desenvolver nos alunos uma visão sistêmica da complexidade e totalidade dos conhecimentos favorecendo assim, o desenvolvimento do processo de produção coletiva de conhecimentos , saberes, habilidades e competências necessárias à formação do profissional da educação inclusiva.
Considerando que os alunos aprendem relacionando teoria com a prática, cada módulo conterá disciplinas relacionadas aos aspectos pedagógicos e tecnológicos e a cada disciplina terão experiências significativas e desafiadoras em relação aos temas abordados em cada módulo.
RECURSOS
- Alta e baixa tecnologia, Coletânea de textos, TV, aparelho de DVD, data show, lousa e pincel.
ESTRATÉGIA DE EXECUÇÃO DO PROJETO
O projeto tem caráter educativo, que visa levar os profissionais da área de educação a entenderem conceitos básicos de acessibilidade e a lidarem com a diversidade de alunos das escolas inclusivas.
O objetivo é promover estudos e reflexões capazes de desenvolver novas competências profissionais nos profissionais envolvidos no processo de inclusão das escolas públicas. Acreditamos que por meio desse curso possamos incentivar os professores a trabalhar em uma perspectiva de inclusão mostrando que com acessibilidade este processo torna-se mais fácil, eficaz e eficiente.
A responsabilidade pela execução do projeto ficará a cargo de docentes especializados na formação continuada de professores com experiência na área de educação e tecnologia assistiva.
A organização e gerência do curso serão realizadas por uma equipe de profissionais da UFRA e a oferta do curso é assegurada exclusivamente aos professores da educação básica, da rede pública estadual.
Os professores participantes do projeto podem propor atividades e enfoques, de acordo com as necessidades específicas de suas escolas e localidades, e sempre que possível tentaremos ajustar a essas necessidades.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
O curso terá duração de 120 horas/aulas, distribuídas em 04 (quatro) módulos por turma, sendo 96 (noventa e seis) horas/aulas presenciais, com 02 (dois) encontros mensais e 24 (vinte e quatro) horas/aulas para estudos individuas. Cada módulo será trabalhado em dois encontros com intervalos e entre os encontros será realizado estudo dirigido para atividades individuais. Cada turma será composta até o limite de 50 pessoas. O programa disponibilizará material didático do curso e as temáticas poderão ser abordadas por meio de discussões, debates, textos escritos e apresentação oral. O horário dos encontros presenciais será das 8 às 12h30 e 13h30 às 18h. Os encontros acontecerão no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia ou em local definido pelas Secretarias de Educação.
AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se-á durante todo o processo e ao final do curso através de avaliações escritas adotadas pelo programa e lidas pelos alunos. As atividades acadêmicas do curso serão acompanhadas sistematicamente pelo Coordenador acadêmico de área, com o suporte técnico e administrativo do programa.
A avaliação do desempenho acadêmico dos alunos é feita por componente curricular, incidindo sobre o aproveitamento acadêmico e a freqüência.
A verificação do aproveitamento acadêmico é efetuada pelos professores mediante diversas e continuadas formas de avaliação da aprendizagem, tais como: provas escritas, projetos, relatórios, estudos de casos, pesquisas bibliográficas e de campo, seminários e outras formas de avaliação.
É obrigatória a freqüência às aulas e demais atividades acadêmicas do curso, para todos os alunos regularmente matriculados, vedado o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.
Compete aos professores registrar em documentos específicos o resultado do aproveitamento acadêmico e a freqüência de cada aluno.
BIBLIOGRAFIA DO CURSO
Kit Necessidades Especiais: Acesso ao computador, software, comunicação.
http://www.acessibilidade.net/at/kit.
GODINHO, F. Internet para Necessidades Especiais. http:www.acessibilidade.net/web/abertura.htm.
GUIA. Grupo Português pelas Iniciativas em acessibilidade. http:www.acessibilidade.net.Acesso em: 14/03/2010.
IBM.Web Accessibility for Special Needs. http:austian.ibm.com/sns/acessoweb.html. Acesso: 18/05/2009.
VALLEJO, A.C.M. Sociedade da Informação, Educação Digital e Inclusão. Florianópolis: Insular, 2008.
MASIERO, P. Ética em Computação. São Paulo: Editora EDUSP, 2000. 224p.
LAUREL, B. Art of Human-Computer Interface Design. Massachusetts: Addison Wesley, 1999.
HICKSON, R. Projetos de Sistemas Web Orientados à Interface. Campus, 2003
NIELSEN, J. Projetando websites. Rio de Janeiro: Campus, 2000.
KRUG, S. Não me faça pensar. Alta Books, 2006.
STAINBACK, S.; STAINBACK, W.Inclusão: um guia para Educadores - Editora Artmed.
TORRES, R. M. EditoraArtmed. Educação Para Todos. Editora Artmed.
Kit “Atendimento Educacional Especializado”. Disponível em: www.mec.gov.br/seesp.
BAPTISTA, C. R.; BOSA, C. C. Autismo e educação. Editora Artmed.
PIMENTA, Nelson. Coleção Aprendendo LSB. Rio de Janeiro: Regional, vol. II Intermediário, 2000.
FERNANDES, Eulália (Org.). Surdez e Bilingüismo. Porto Alegre: Mediação, 2005.
LANE, Harlan. A Máscara da Benevolência. Lisboa: Instituto Piaget, 1992.
MOURA, Maria Cecília de. O surdo, caminhos para uma nova Identidade. Rio de Janeiro: Revinter, 2000.
LACERDA, Cristina B.F. de; GÓES, Maria Cecília R. de; (Orgs.) Surdez: processos educativos e subjetividade. São Paulo: Lovise, 2000.
5.2. Curso: Práticas Pedagógicas e Tecnológicas em Educação Inclusiva
Área: Inclusão Digital eos Recursos de Tecnologia Assistiva
Público Alvo:professores e técnicos das séries iniciais e finais do Ensino Fundamental que trabalhem com Educação Inclusiva.
Carga Horária:120h (100h presenciais e 20h a distância)
JUSTIFICATIVA
A Inclusão de pessoas com deficiência1 em escolas, universidades e organizações públicas e privadas são processos irreversíveis; pois, além da necessidade latente de se proporcionar educação para todos de forma igual, estes processos estão amparados por leis e resoluções que asseguram a inclusão social de pessoas com limitações físicas, mentais, visuais, auditivas e múltiplas nos diferentes tipos de organizações.
De acordo com os dados do Censo, existem no Brasil cerca 24,5 milhões de pessoas apresentam algum tipo de incapacidade ou deficiência (correspondente a 14,5% da população brasileira). Destes 8,3% apresentam deficiência mental, 4,1 % apresentam deficiência física, 22,9% apresentam deficiência mostra, 48,1% apresentam deficiência visual e 16,7% apresentam deficiência auditiva.
O Censo escolar aponta ainda que há no Brasil 567 mil alunos na educação especial no ensino básico (que inclui fundamental e médio). Nesse grupo estão incluídos cegos, surdos, deficientes físicos e alunos superdotados, entre outros. A maior parte desses estudantes (57% do total) estão em escolas públicas. Vale ressaltar que com o Projeto de Decreto que regulamenta a Lei Federal nº 10.436, de 24 de abril de 2002, consolidado pelo Ministério da Educação, indica no Art. 5º que "As instituições de ensino superior poderão solicitar ao Ministério da Educação a autorização de cursos de:I - licenciatura em LIBRAS; eII - especialização em Tradução e Interpretação de LIBRAS e Língua Portuguesa".
As matrículas de alunos com necessidades especiais em classes comuns (inclusivas) atingiram 34,6% em 2004, enquanto as matrículas globais desse tipo de atendimento cresceram 12,4%, segundo dados do Censo Escolar 2005. O crescimento dessas matrículas pode ser observado no quadro abaixo.
Crescimento de Matrículas de Alunos de Educação Especial por Tipo de Deficiência - Censo Escolar 2004
Tipo de Deficiência |
Crescimento |
Crescimento |
Visual |
85 |
127 |
Auditiva |
11 |
30 |
Física |
28 |
38 |
Mental |
16 |
58 |
Múltipla |
14 |
58 |
Altas habilidades/superdotados |
20 |
73 |
Condutas Típicas |
279 |
597 |
Fonte: MEC/Inep
O número de deficientes intelectuais em classes regulares, por exemplo, saltou de 40.396, em 2007, para 63.955, em 2008; um aumento de 58%. O número de alunos que apresentam dificuldades de adaptação escolar por manifestações de condutas peculiares de síndromes e de quadros psicológicos, neurológicos ou psiquiátricos (Condutas Típicas) aumentou, em classes regulares, de 5.968, em 2003, para 41.570 alunos, em 2004; um aumento de 597%, superando, pela primeira vez, as matrículas em classes especiais. Percebe-se que se comparado a décadas passadas, essas pessoas estão , cada vez, mais se integrando na sociedade e lutando para exercer sua cidadania de maneira efetiva. Entretanto, apesar destes números, grande parte de profissionais e instituições de ensino se vêem furtados de condições e conhecimentos para lidar com essa nova realidade.
Concomitantemente, os avanços tecnológicos e o uso de computadores no processo educativo vem crescendo a cada ano. Conseqüentemente, esta nova ferramenta de ensino estimula a reflexão, estudo e pesquisa sobre a aquisição do conhecimento e uma revisão crítica do ensino tradicional.
Refletir sobre novas formas de ensinar e aprender usando o computador, atualmente se torna fundamental para minorar a exclusão social de milhares de pessoas, em especial aquelas que apresentam algum tipo de limitação física, sensorial ou motora.
A este respeito, Pierry Levy elucida que a tecnologia amplia a inteligência humana, logo o desenvolvimento intelectual possibilitado pela tecnologia é uma variável que contribui para a exclusão social, pois as pessoas que não a utilizam tem a sua inteligência, inferior em relação as pessoas que fazem uso dos sistemas computacionais. Assim, seria ideal que as pessoas com necessidades educativas especiais 2, principalmente aquelas que possuem algum tipo de deficiência, pudessem fazer uso da tecnologia.
Assim, aspectos relacionadas a utilização e escolha de tecnologias e estratégias e metodologias utilizadas no ensino especial são essências para tornar instituições de ensino locais onde a inclusão acontece efetivamente. Primeiro porque a maioria dos sistemas computacionais não são desenvolvidos baseados nos modelos mentais dos usuários que irão utilizá-los, logo os fundamentos de acessibilidade e usabilidade devem ser considerados na escolha de tais tecnologias. Segundo que pelo fato da escola inclusiva bem como da acessibilidade pressupor acesso de todos, independente da condição física, sensorial ou motora então os alunos que não tem deficiência também serão beneficiados.
Quando estas questões não são consideradas ao se incluir um aluno deficiente no ensino regular, ao invés de ampliar a inteligência, a falta de metodologias adequadas e o mau uso da tecnologia podem ocasionar, por exemplo, sobrecarga cognitiva. E, avesso a inclusão, as escolas poderão colocar uma grande parte da população às margens da sociedade devido as dificuldades no acesso à informação.
Logo, é de extrema importância que os profissionais da educação conheçam as características dos usuários e compreendam as atividades cognitivas e os fatores que contribuem para aprendizagem principalmente aqueles relacionados ao uso de tecnologias de informação e comunicação. Além disso, quando do uso de tais tecnologias é importante que os profissionais saibam avaliar e identificar que fatores impedem, dificultam ou facilitam a aprendizagem.
Diante deste cenário e considerando a necessidade latente de formação de professores em todo país tanto a nível de educação especial como a nível tecnológico a Universidade Federal Rural da Amazônia propõe o curso de capacitação em “práticas pedagógicas e tecnológicas na educação inclusiva” objetivando suprir a necessidade de capacitar profissionais diversos a fim de contribuir para a construção de uma sociedade para todos.
Dar-se-á ênfase a formas de atendimento específico, enfatizando o uso de tecnologias de acesso, metodologias e estratégias de ensino aplicadas à alunos com necessidades educativas especiais. Será abordado, ainda, formas de atendimento que propiciem a reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas, capacitando os professores para uma Educação Inclusiva.
O ponto de partida para o desenvolvimento deste curso será a prática docente, a partir da qual se desenvolverá a reflexão e a construção de conhecimentos sobre as competências que abrangem as várias dimensões do papel de educador na escola inclusiva, envolvendo práxis tecnológica, social e pedagógica, planejamento, desenvolvimento e avaliação do ensino e da aprendizagem e metodologias e tecnologias específicas para grupos diferenciados.
Desta forma o curso pretende suprir a necessidade de capacitação dos diversos profissionais que lidam com a inclusão e contribuir para a construção de uma sociedade para todos.
OBJETIVOS
Qualificar professores e outros profissionais da educação à compreensão e utilização da tecnologia visando capacitá-los a atender aos anseios e necessidades de alunos, em qualquer nível escolar, através da exposição dos aspectos legais, conceito, tecnologias, metodologias e estratégias de ensino aplicadas a educação inclusiva visando a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais: deficiências sensoriais, cognitivas, físicas e motoras.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver habilidades e competências sobre os pressupostos das políticas educacionais inclusivistas e utilização de tecnologias de acesso;
- Refletir sobre a trajetória da exclusão e inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais;
- Desenvolver a compreensão de processos específicos de aprendizagem de educandos com necessidades especiais no processo de inclusão escolar;
- Identificar por meio do diagnóstico pedagógico educativo alunos com necessidades especiais e pontuar formas de intervenções pedagógicas diferenciadas utilizando especialmente tecnologias assistivas;
- Fomentar o desenvolvimento de pesquisas no campo da educação especial e de tecnologias assistivas;
- Estimular a troca de experiências visando o crescimento pessoal e profissional dos participantes do curso.
METODOLOGIA
As disciplinas do curso serão ministradas através de exposições dialogadas, seminários, palestras, debates e estudo de casos com a utilização de recursos de multimídia e com o apoio de textos para discussão, artigos de revistas e periódicos e dos livros citados na referência. Será possibilitado a leitura e análise crítica de textos escritos, fotográficos e vídeos sobre pessoas com deficiência e espaços físicos e digitais acessíveis ou não; discussões conceituais sobre acessibilidade e os conceitos subjacentes relacionados a essa área; dinâmicas de grupo que viabilizem a experiência prática das limitações e possibilidades das pessoas com deficiência.
Os planos de ensino das disciplinas, elaborados pelos professores, especificam os conteúdos programáticos, os meios e recursos didáticos que serão utilizados e os critérios de avaliação do desempenho acadêmico dos alunos.
O curso será ministrado de forma presencial. Terão 80 horas presenciais em laboratórios de informática e o restante a distância. Algumas disciplinas práticas serão ministradas de forma presencial em forma de seminários e workshops.
O conteúdo programático do curso está desenvolvido com condições para que aluno possa relacionar questões teóricas com questões práticas; logo as atividades possibilitam a colaboração entre alunos, professores e demais envolvidos no curso. Os conteúdos do curso e das situações de aprendizagem estarão relacionados aos múltiplos contextos da realidade das Instituições que recebem pessoas com deficiência.
Nesta perspectiva, o curso contempla em seu currículo uma proposta de formação de um profissional que seja capaz de gerir processos que preconizem a inclusão de pessoas com necessidades Educativas Especiais,
O curso estará organizado com as seguintes disciplinas:
Disciplina 1: Fundamentos Teóricos, Metodológicos e Sociais da Educação Inclusiva Ementa: História, políticas e tendências da educação inclusiva. Aspectos sociais e inclusão. Ética, cidadania e direitos. Práticas pedagógicas a partir de uma perspectiva inclusiva. Aprendizagem escolar e suas relações no desenvolvimento humano, organização da prática educativa: planejamento e avaliação educacional, Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Inclusiva, Diversidade na Aprendizagem das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais. |
Disciplina 2: Tecnologias Aplicadas à Educação Inclusiva Ementa: Teoria de aprendizagem mediada por tecnologia. Tecnologias: Estado da Arte. Características das Diversas Mídias. Ensinando em ambientes mediados por tecnologia. Uso de recursos computacionais no ensino e na aprendizagem colaborativa de pessoas com deficiência. Suporte ao ensino mediado por tecnologia. Acessibilidade e usabilidade no espaço digital. |
Disciplina 3: Necessidades Educacionais Especiais I Ementa: Deficiência intelectual, física, motora e múltiplas: conceitos, processo de ensino- aprendizagem e tecnologias assistivas. |
Disciplina 4: Necessidades Educacionais Especiais II Ementa: Deficiência visual, auditiva: conceitos, processo de ensino- aprendizagem e tecnologias assistivas. |
Disciplina 5: Projeto Político Pedagógico Baseado nos Fundamentos da Escola Inclusiva Ementa: Planejamento escolar e avaliação de práticas inclusivas educativas. |
Disciplina 6: Estratégias de Ensino na Educação Inclusiva Ementa: Estratégias: jogos, uso do computador, estudo de texto, seminário, mapa conceitual, estudo de caso, solução de problemas, explosão de ideias, júri simulado, painel, fórum, aula expositiva, oficinas, estudo do meio, estudo dirigido, simulação. |
Disciplina 07: Elementos de Psicopedagogia Ementa: Dificuldades de aprendizagem e condutas típicas. Análise conceitual e implicações para a prática da educação inclusiva. O desenvolvimento de habilidades sociais como estratégia de inclusão educacional. A questão da prevenção na prática educativa. Aspectos familiares das pessoas com necessidades educativas especiais. A relação e a comunicação entre os familiares de portadores de deficiência e a escola.
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RECURSOS
- Alta e baixa tecnologia, Coletânea de textos, TV, aparelho de DVD, data show, lousa e pincel.
ESTRATÉGIA DE EXECUÇÃO DO PROJETO
O projeto tem caráter educativo, que visa levar os docentes a conhecerem as tecnologias assistivas e métodos de ensino que possibilitem a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais.
O curso será ministrado por meio de aulas expositivas, leitura individual e/ou em grupo, discussões conceituais sobre a importância da inclusão e da acessibilidade.
O objetivo é promover estudos e reflexões capazes de desenvolver novas competências profissionais nos professores envolvidos no processo de inclusão nas escolas estaduais. Para isso, pretendemos discutir a questão em conjunto com os professores, pois, precisamos diagnosticar e tratar o problema da inclusão de acordo com as políticas públicas e diretrizes dos governos federal, estadual e municipal. Acreditamos que por meio desse curso possamos ajudaros professores a lidar com a diversidade existente em âmbito educacional.
A responsabilidade pela execução do projeto ficará a cargo de docentes especializados na formação continuada de professores da educação básica e com experiência no ensino superior.
A organização e gerência do curso serão realizadas por uma equipe de profissionais da UFRA e a oferta do curso é assegurada exclusivamente aos professores da educação básica, da rede pública (municipal e estadual).
Os professores participantes do projeto podem propor atividades e enfoques, de acordo com as necessidades específicas de suas escolas e localidades, e sempre que possível tentaremos ajustar a essas necessidades.
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
O curso terá duração de 120 horas/aulas, distribuídas em 07 (sete) disciplinaspor turma, sendo 96 (noventa e seis) horas/aulas presenciais, e 24 a distância Cada disciplina será trabalhado em 4 encontros com intervalos quinzenais e entre os encontros será realizado estudo dirigido para atividades individuais e em grupo. É destinado a professores/docentes do Ensino Fundamental, interessados pelos processos de inclusão e que preferencialmente atuem nas salas multifuncionais da rede estadual de ensino. Cada turma será composta até o limite de 25 pessoas. O programa disponibilizará material didático do curso e as temáticas poderão ser abordadas por meio de discussões, debates, textos escritos e apresentação oral e a criação de tecnologia assistiva. O horário dos encontros presenciais, a princípio, será das 8 às 12h30 e 13h30 às 18h. Os encontros acontecerão no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia ou em local definido pelas Secretarias de Educação. Os encontros a distância será feito utilizando a plataforma modlle.
AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se-á durante todo o processo e ao final do curso através de avaliações escritas adotadas pelo programa e lidas pelos alunos. As atividades acadêmicas do curso serão acompanhadas sistematicamente pelo Coordenador acadêmico de área, com o suporte técnico e administrativo do programa.
A avaliação do desempenho acadêmico dos alunos é feita por componente curricular, incidindo sobre o aproveitamento acadêmico e a freqüência.
A verificação do aproveitamento acadêmico é efetuada pelos professores mediante diversas e continuadas formas de avaliação da aprendizagem, tais como: provas escritas, projetos, relatórios, estudos de casos, pesquisas bibliográficas e de campo, seminários e outras formas de avaliação. É obrigatória a freqüência às aulas e demais atividades acadêmicas do curso, para todos os alunos regularmente matriculados, vedado o abono de faltas, salvo nos casos previstos em lei.
Compete aos professores registrar em documentos específicos o resultado do aproveitamento acadêmico e a freqüência de cada aluno.
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5.3. CURSO: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Apresentação:
O projeto de Formação Continuada para o Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da Educação Inclusiva nas Escolas da Rede Estadual de Ensino Fundamental e Médio a ser desenvolvido nos municípios do Estado, tem sua referencia no paradigma da inclusão que pressupõe um processo de organização social vinculado a reestruturação nos sistemas sociais gerais para incluir a diversidade humana, compreendida enquanto o conjunto de todas as diferenças: físicas, étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosa e condição geracional, diferenças constituídas em múltiplos grupos identitários, contextos e origens sócio-culturais diversas. Nesse âmbito, insere-se o grupo social das Pessoas com Deficiência que historicamente são alvo de diferentes formas de exclusão social, cultural e educacional. Portanto, a busca de soluções para as diversas formas de Barreiras Sociais impostas as Pessoas com Deficiência podem ser construídas de forma sistêmica através do princípio da cooperação entre os sistemas sociais e políticas intersetoriais, visando a superação das diferentes formas de exclusão.A formação específica do professor para atendimento a esse contingente, não tem atendido as necessidades dos alunos no que diz respeito ao seu desenvolvimento, e, tão pouco as do educador em atingir seus objetivos.Neste contexto, a Formação Continuada de Professores na Educação Especial apresenta-se em caráter de urgência, afim de compartilhar na materialização da política de inclusão escpçar deste contingente significativo, ainda excluído do mercado de trabalho.
Justificativa:
O curso de extensão em Atendimento Educacional Especializado a ser realizado pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRAem parceria com a Secretaria de Estado de Educação através de sua Coordenadoria de Educação Especial –COEES/SEDUC, terá carga horária de 120h, sendo 40h presenciais e 80h a distancia.
O projeto de Formação Continuada para o Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da Educação Inclusiva nas Escolas da Rede Estadual de Ensino Fundamental e Médio a ser desenvolvido nos municípios do Estado, tem sua referencia no paradigma da inclusão que pressupõe um processo de organização social vinculado a reestruturação nos sistemas sociais gerais para incluir a diversidade humana, compreendida enquanto o conjunto de todas as diferenças: físicas, étnicas, de gênero, orientação sexual, religiosa e condição geracional, diferenças constituídas em múltiplos grupos identitários, contextos e origens sócio-culturais diversas. Nesse âmbito, insere-se o grupo social das Pessoas com Deficiência que historicamente são alvo de diferentes formas de exclusão social, cultural e educacional. Portanto, a busca de soluções para as diversas formas de Barreiras Sociais impostas as Pessoas com Deficiência podem ser construídas de forma sistêmica através do princípio da cooperação entre os sistemas sociais e políticas intersetoriais, visando a superação das diferentes formas de exclusão.
Nesta perspectiva, a política de formação continuada de professores no âmbito do sistema educacional, fundamenta-se no referencial da inclusão da pessoa com deficiência pautada na perspectiva dos direitos humanos, que segundo a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, contextualiza a universalidade, a indivisibilidade, a interdependência e a inter-relação de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais, bem como a necessidade de que todas as pessoas com deficiência tenham a garantia de poder desfrutá-los plenamente sem discriminação.
Para tanto, construir a plenitude de acessibilidade e permanência da Pessoa com Deficiência na educação escolar através da prática dos princípios dos direitos humanos, fundamenta-se na educação para a diversidade, processo pautado na concepção da educação democrática, concebida como um valor social, cultural, histórico e político, relacionado ao resgate e vinculação dialética com as experiências de significados e valores humanos dos atores sociais que fazem a educação escolar, onde o aspecto teórico e metodológico da formação continuada de professores é vinculado ao reconhecimento e valorização da diversidade e direitos humanos das Pessoas com Deficiência na educação escolar.
Dentro dessa perspectiva, o atendimento educacional especializado que tem influencia direta na conquista da autonomia de vida, no tange a vida acadêmica e vida social do educando com necessidades educacionais especiais.
Objetivos Gerais e Específicos ü Geral: Promover a Formação Continuada para Professores da Rede Estadual de Ensino no Estado do Pará , em respeito a proposta da Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva – MEC/SEESP , que norteia o Atendimento Educacional Especializado nas salas de recursos multifuncionais . ü Específicos: § Construir através dos eixos temáticos a reflexão ética acerca dos valores humanos que pautam a educação inclusiva; § Propiciar através de metodologias diversificadas, as inter-relações educacionais, históricas, sociais e culturais inerentes a diversidade dos processos de aprendizagem; § Refletir acerca da relação entre educação inclusiva valores humanos e práticas pedagógicas orientadas para a diversidade humana; § Desenvolver a perspectiva de projetos interdisciplinares, voltados pra a construção coletiva de práticas inclusivas; § Conhecer as bases filosóficas, legais e educacionais da inclusão educacional e acessibilidade da pessoa com deficiência; § Desenvolver a capacidade de análise e síntese, voltadas para a elaboração de propostas pedagógicas compartilhadas, baseadas no princípio da igualdade, equidade, acessibilidade e permanência dos alunos e alunas no contexto ensino-aprendizagem; § Refletir sobre a ética e cooperação como valores que fundamentam a participação para a resolução das situações-problema do contexto educacional cotidiano; § Desenvolver a concepção teórica e metodológica do atendimento educacional especializado na perspectiva da educação para a diversidade; § Propor conhecimentos teórico-práticos que fundamentem a construção e renovação contínua das práticas do AEE; § Promover práticas coletivas com referencia na educação para a diversidade visando o seu aprimoramento através de ações conjuntas entre o AEE e a educação de base; § Desenvolver aprendizagem cooperativa como condição fundamental para a mudança das práticas de interface entre o AEE e a educação de base; |
Área de Concentração da Educação Especial Atendimento Educacional Especializado
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Público Alvo e abrangência da proposta O curso será desenvolvido na capital e municípios do Pará: Ananindeua, Abaetetuba, Cametá, Barcarena, Belém, Benevides, Bragança, Icoaraci, Moju, Capanema, Castanhal, Salinas, Marabá, Santarém, Santa Izabel, Igarapé Açu, Conceição do Araguaia, Capitão Poço, Monte Alegre. Sendo as demais unidades federadas a critério das demandas recebidas pelo MEC/SEESP. O público envolvido será de professores da educação básica da rede pública de ensino.
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Estratégias Pedagógicas - Interação on-line - Telefone - Chat - Fórum |
Certificação Receberá o certificado do curso de extensão, os alunos que obtiverem 80% de participação nos cursos, em cada módulo. O certificado será emitido pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA. |
Metodologia e Abordagem
A proposta metodológica adota o referencial de eixos temáticos visando à pesquisa e reflexão sobre a realidade vivida. Cada eixo compreende uma rede de conhecimentos e significados como referentes conceituais, contextualizados à perspectiva da educação inclusiva considerando que :
- O tema transversal da formação no seu todo é a reflexão ética sobre a inclusão da diversidade na educação escolar;
- A proposição dos eixos temáticos em sua totalidade formam um conjunto de conhecimentos gerais e específicos que servem de referentes mediadores na construção e organização do conhecimento, compreendido como um conjunto de relações conceituais problematizadoras da realidade educacional;
- Os eixos temáticos e os sub-temas compreendem um conjunto de conhecimentos específicos, relacionados às práticas pedagógicas complementares do Atendimento Educacional Especializado contextualizadas à educação para a diversidade, objetivando orientar os profissionais para a leitura contextualizada da educação escolar em consonância com propostas pedagógicas inclusivas às Pessoas com Deficiência.
Desta forma, a proposta é estruturada em eixos temáticos organizados emmódulos contextualizados às bases filosóficas e pedagógicas da educação inclusiva, fundamentada nos princípios da aprendizagem ativa, significativa e cooperativa, orientados para uma rede de conhecimentos e ações contextualizadas à realidade educacional e práticas pedagógicas dos professores, que pelo princípio da aprendizagem cooperativa entre os pares, fundamenta a interface entre o Atendimento Educacional Especializado e as práticas do ensino regular cujo eixo teórico e metodológico da formação continuada de professores é relacionado ao reconhecimento e valorização da diversidade e direitos humanos das Pessoas com Deficiência.
Serão desenvolvidas diferentes estratégias de interações grupais com referência na fundamentação teórico-metodológica dos eixos temáticos e sub-temas, visando mediar a troca de saberes compartilhados durante a formação, convergindo para o planejamento de propostas e ações coletivas da educação inclusiva.
Os eixos temáticos serão desenvolvidos em 4 (quatro) módulos de 10 horas presenciais totalizando 40 horas, e 20 h (Vinte ) a distancia para cada modulo concluindo a carga horária de 120 horas ,valendo-se de temáticas complementares entre si que contextualizam o Atendimento Educacional Especializado na Perspectiva da Educação Inclusiva.
Ementário, Programa, Docente
Módulo I – EDUCAÇÃO A DISTANCIA – 10 h
Ementa: Fundamentação teórica em tópicos essenciais referentes à educação a distancia, caracterizando discussão com a utilização das tecnologias na educação, e a compreensão da reformulação do ensino a partir dessa modalidade de ensino.do fenômeno evolutivo e suas repercussões na dinâmica planetária.
Módulo II: EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE) – 15 h
Ementa: Composição teórica a respeito dos fundamentos legais a respeito da educação especial e inclusão, assim como a estruturação das atividades do professor como mediador do processo de aprendizagem, e atribuições referentes a funcionalidade da sala multifuncional.
Módulo III: TECNOLOGIA ASSISTIVA – TA: APLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO – 25 h
Ementa: Reconhecimento e a valorização das diferenças humanas principalmente no ambiente escolar, a partir de fundamentações teórico praticas, possibilitando um repertório teórico a respeito da inclusão social, para garantir acesso, participação, interação e autonomia para todos os alunos. Acolher as diferenças é fazer da escola um espaço em que ninguém se sinta excluído, apartir de tecnologia assistiva, como complemento a formação do professor do aluno com deficiência, para prover um Atendimento educacional especializado (AEE).
Modulo IV: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA FÍSICA – 25 h
Ementa:Composição teórica a respeito dos tipos de deficiência física, limites e possibilidades fundamentos a respeito dos limites e possibilidades das pessoas com deficiência e estruturação das atividades do professor como mediador de práticas educacionais inclusivas no cotidiano escolar como intuito da cidadania.
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Modulo I
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